quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como a neurociência justifica o foco pedagógico que muitas vezes devemos ter.

Quando perguntada, veja o que a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, respondeu sobre aprendizagem

Cérebros saudáveis têm o mesmo potencial? Os estímulos e o aprendizado são os fatores determinantes para o maior ou menor desenvolvimento cognitivo?
Em princípio, eles têm, sim, as mesmas potencialidades. É claro que existem diferenças pontuais, assim como somos diferentes do lado de fora (do corpo). Já são conhecidas variações genéticas que tornam algumas pessoas com mais capacidade para memorizar coisas, por exemplo. Sabemos hoje que o papel da experiência prática, e sobretudo o da motivação, é tão importante que a diferença que essa experiência faz, desde que o cérebro seja saudável, é muito maior do que a diferença que a gente possa atribuir à biologia, ao que é inato. O que é muito bacana, muito democrático. Significa que todo mundo é capaz, todo mundo pode se tornar excelente em alguma coisa. É uma questão de descobrir o que é essa alguma coisa que te interessa e ter a oportunidade de se empenhar naquilo.


Entrevista na íntegra em: 
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2015/09/suzana-herculano-houzel-fazer-ciencia-no-brasil-e-inviavel-4856565.html 

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