RELAÇÃO PROFESSOR X COORDENADOR

PROFESSOR (NÃO) É EDUCADOR?: UMA FORMA DE RESOLVER O DILEMA COM O CORPO DOCENTE


Colegas Professores Coordenadores,

PROFESSOR + EDUCADOR
Um dos debates atuais sobre a Educação gira em torno do dilema professor x educador. Não é raro no dia a dia escolar, em ATPC quando os Coordenadores Pedagógicos propõem estudos sobre temas transversais ou mesmo espontaneamente entre o corpo docente, o discurso comum de “Sou professor de..., não sou educador” e o complemento: “Ética, o aluno deve trazer de casa” ou ainda “A escola não foi feita pra ensinar a adolescente se comportar. Isso é papel da família”
.
Pois bem, nessa hora é dever fundamental por parte do Professor Coordenador Pedagógico lembrar aos professores que reproduzem essa fala ou mesmo ao corpo docente no geral, que o perfil do professor para atuar na Rede Estadual requer:
O desenvolvimento de competências para interpretar e correlacionar vivências de caráter ambiental, econômico, político, social, cultural e educacional e a realização de ações que promovam a qualidade da escola, sobretudo que promovam ensino e aprendizagem relevantes para uma formação integral que prepare o aluno para a atuação ética, sustentável e transformadora na vida pessoal, social, política e no mundo do trabalho (Resolução SE 52, de 14-8-2013).

Essas são competências que todo educador deve possuir independentemente de sua formação específica. Em outras palavras, todo docente é um educador, mas nem todo educador é docente.

A Resolução exige ainda,

Formação geral humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a qualquer forma de opressão que garanta a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades (idem).


Portanto, retomar as atribuições do professor deve ser fundamental para colocar no eixo os debates cotidianos que envolvem as práticas de cada profissional para, inclusive, superar situações problema.

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