PROFESSOR (NÃO) É EDUCADOR?: UMA FORMA DE RESOLVER O DILEMA COM O CORPO DOCENTE
PROFESSOR + EDUCADOR |
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Pois
bem, nessa hora é dever fundamental por parte do Professor Coordenador
Pedagógico lembrar aos professores que reproduzem essa fala ou mesmo ao corpo
docente no geral, que o perfil do professor para atuar na Rede Estadual requer:
O
desenvolvimento de competências para interpretar e correlacionar vivências de
caráter ambiental, econômico, político, social, cultural e educacional e a
realização de ações que promovam a qualidade da escola, sobretudo que promovam
ensino e aprendizagem relevantes para uma formação integral que prepare o aluno
para a atuação ética, sustentável e transformadora na vida pessoal, social, política
e no mundo do trabalho (Resolução SE 52, de
14-8-2013).
Essas são competências que todo educador deve possuir
independentemente de sua formação específica. Em outras palavras, todo docente
é um educador, mas nem todo educador é docente.
A Resolução exige ainda,
Formação geral
humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma sociedade
mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a qualquer forma de
opressão que garanta a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de suas
potencialidades (idem).
Portanto, retomar as atribuições do professor
deve ser fundamental para colocar no eixo os debates cotidianos que envolvem as
práticas de cada profissional para, inclusive, superar situações problema.
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