Situações de violência e indisciplina na escola
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Muitas escolas e professores enfrentam problemas de disciplina e de comportamentos inadequados entre alunos. Por que é importante pensar sobre eles?
Certamente porque tais problemas requerem tempo e esforço adicional do professor, que, para lidar com eles, acaba por tirar o foco do processo de ensino e aprendizagem de conceitos, o que pode influenciar no resultado de desempenho dos alunos. Mas outra razão igualmente importante é porque é fundamental refletir sobre a convivência e sobre a melhor forma de resolver situações de conflito, já que cabe à escola também construir coletivamente valores e atitudes. Certamente o professor tem um papel importante na mediação dos conflitos. Trata-se de uma ótima oportunidade para resgatar as regras de convivência que foram estabelecidas de forma participativa, baseadas em meios democráticos de solução dos conflitos, propondo intervenções pedagógicas saneadoras.
As normas de convivência são os combinados construídos coletivamente e que atendem aos interesses e às necessidades de todos. Resgatá-las sempre que possível e necessário é bastante produtivo, pois todo o grupo vai procurar redirecionar o caminho, fazendo com que o clima escolar não potencialize o conflito e tornando a comunicação mais fluida. A solução coletiva pode ser buscada pelo consenso ou pela decisão da maioria. Democracia é isso: possibilitar um debate do qual participem todos os envolvidos numa questão, contemplando a liberdade de opinião, a busca de um acordo coletivo e o respeito à vontade da maioria. Democracia é, também, a igualdade de oportunidades para a manifestação e convivência com as diferenças, para a existência dos direitos e dos deveres; é saber respeitar e aceitar as regras do jogo.
Reflita...
Como as situações de conflito da sua escola são discutidas e resolvidas?
- De cima para baixo, pelo diretor ou pelos professores; os alunos nunca participam das discussões, afinal, cabe a eles apenas estudar.
- Às vezes pelo diretor ou pelos professores, ouvindo-se os alunos de vez em quando.
- Algumas vezes as situações de conflito são discutidas com os alunos e depois decididas por professores
- e/ou pelo diretor.
- Em reuniões periódicas com a participação de toda a comunidade: alunos, pais, funcionários, professores e diretores
Lembre-se de que maior participação e comunicação entre os diferentes segmentos da escola e da comunidade ampliam a pos sibilidade de resolução das situações de conflito, uma vez que a cultura e os diferentes grupos, bem como seus valores e necessidades, estarão representados, fazendo com que cada um e todos se sintam responsáveis pelo aprimoramento do processo educativo.
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Como a escola pode prevenir conflitos?
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